Seu canal para se manter atualizado com conteúdos semanais pelos mais diversos profissionais do ramo.
Por Vivian Marques, CEA® O mercado de prestação de serviços de investimentos tem mudado a cada dia, bem como a própria evolução da regulação do mercado de valores mobiliários, o que tem trazido novos movimentos na área. Um deles é a crescente procura, por parte dos Assessores de Investimentos (AIs, os antigos agentes autônomos de investimentos), […]
Por Mauro Paes de Almeida A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Tema 1214 trouxe uma importante mudança para os herdeiros de planos de previdência privada, como o VGBL (Vida Geradora de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). O Tribunal declarou inconstitucional a cobrança do ITCMD sobre esses planos […]
Por Paula Picinato Cottas A governança de uma empresa familiar é um desafio constante. Quando se mistura família e negócios, questões como sucessão, proteção patrimonial e conflitos societários podem comprometer não apenas a harmonia familiar, mas também a própria continuidade da empresa.
Por Ana Luiza Naback Dizem os especialistas que há cinco fases emocionais após o fim de um casamento: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e, por fim, a aceitação. Não é à toa que é considerado como o segundo maior luto que um ser humano pode viver.
Por Fernando Moura Foi publicado o Acórdão n° 2102-003.543 do CARF que trata da metodologia de apuração de ganho de capital auferido por pessoa física na venda de participação societária, envolvendo conta escrow.
Por David Roberto R. Soares da Silva 2025 será o primeiro ano em que a pessoa física residente no Brasil deverá reportar e tributar o lucro de entidades controladas no exterior, as chamadas empresas offshore, em sua Declaração de Ajuste Anual (DAA). O que poderia parecer ser uma coisa simples – reportar e tributar o […]
Por Ana Bárbara Zillo Em recente decisão, o Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) reconheceu a validade da renúncia sucessória entre cônjuges, celebrada por meio de pacto antenupcial. A decisão abre caminho para a utilização do pacto como mais uma ferramenta de planejamento sucessório.
Por Ivone Zeger Existem assuntos que por mais desagradáveis que possam parecer – angustiando o cidadão e suscitando mais dúvidas do que oferecendo soluções – fizeram-me ressuscitar o caso de um dos cantores mais famosos do show business internacional: Michael Jackson.
Todos os direitos reservados @2025
Receba conteúdos exclusivos sobre planejamento patrimonial diretamente no seu e-mail. Cadastre-se e mantenha-se atualizado mensalmente!