O cenário com a pandemia da Covid-19 é preocupante, pois esta trouxe impactos à vida de todos, com efeitos na saúde ou perda de alguém próximo, além de prejuízos financeiros e profissionais.
Isso nos faz refletir que a vida é muito curta e pode ser interrompida a qualquer momento.
E viver é um exercício diário de superação.
Justamente pelo receio de falar sobre a morte, muitos acabam postergando ou evitando falar sobre a divisão de bens e da sucessão empresarial.
Como a partida é inevitável, consequentemente, acabam deixando de utilizar meios mais seguros e econômicos para dar continuidade sucessória aos bens da família e dos negócios, através de instrumentos legais previstos na legislação.
E é precisamente neste momento doloroso que os herdeiros acabam perdendo grande parte dos seus bens, surpreendidos por possíveis conflitos na família e por um processo demorado e oneroso de inventário.
Como se sabe, o procedimento de inventário além de caro, é desgastante e custoso para a família, podendo muitas vezes causar brigas entre os herdeiros por causa da distribuição dos bens, dilapidando o patrimônio que fora construído ao longo de uma vida de trabalho.
Então, é preciso se preparar para deixar o seu legado para várias gerações, e não apenas ser um pai rico, com filho nobre e neto pobre.
Por meio do planejamento sucessório utiliza-se estratégias que possibilitam identificar os herdeiros, estabelecer a forma como os bens serão divididos e administrados para evitar a dilapidação do patrimônio, manter a harmonia e evitar que os impostos sobre a herança levem com eles grande parte do capital.
O planejamento sucessório envolve as áreas de Direito de Família e Sucessões, Direito Societário e Direito Tributário, e, desta forma, é preciso o suporte de profissional confiável e com capacidade técnica que permita elaborar o melhor planejamento para proteger o que você quer deixar para seus filhos.
Mauro César Paes Almeida é advogado e administrador de empresas, pós-graduado em Direito e Processo Tributário e sócio do Paes Almeida Advocacia em Juiz de Fora/MG. Atua, também, como professor, coach, consultor, instrutor e palestrante nos temas ligados em áreas de direito tributário, direito empresarial, direito sucessório, dentre outros.
desculpa
qual foi o propósito deste artigo? mera propaganda ? por favor, faça isso no site do jusbrasil ou no migalhas…não no site do porte do B18